Planilhas para organização financeira: Baixar!

Organização financeira é um dos maiores problemas da gestão de um lar. A economia de longa data por ir embora rapidinho para quem não mantém o orçamento familiar no salto positivo. Também ajuda com planos de curto, médio e longo prazo. E planilhas podem ajudar bastante. Saiba mais!

A importância da organização financeira

Saber pagar as contas antes ou no dia do vencimento não significa que você é organizado financeiramente. A grande prova disso é que muita gente não deixa seus impostos em atraso mas mesmo assim não consegue sair do saldo negativo no fim do mês. O motivo? Sabem pagar contas mas não sabem como organizar o que ganham. 

Organização financeira significa saber exatamente o quanto ganha e nunca ultrapassar seu limite de crédito. Pode ser feita online com o ao acesso ao Gmail entrar na seu orçamento virtual digitalizado, por meio de anotações em bloco ou usando planilhas pré prontas.

Infelizmente poucas pessoas possuem o bom hábito de controlar as economias, em especial quando são consumistas de plantão. Ficar na faixa de limite de gastos é uma tarefa simples, mas exige organização pessoal e uma manutenção da ordem constante.

Manter a ordem financeira do orçamento pessoal, familiar e da empresa permite:

  • Evitar dívidas – você sabe quanto pode gastar e não entra no cheque especial ou necessita de um empréstimo;
  • Planejar compras;
  • Ter planos de longo prazo;
  • Planejar viagens;
  • Organizar-se para investir e ter mais lucro;
  • Dentre outras.

Planilhas para organização financeira

Um dos métodos mais utilizados para organização financeira é o uso de planilhas. O simples preenchimento dos campos corretos dos valores correspondentes permitem uma visualização melhor dos valores, cálculos de gastos e economias. Assim há um auxílio em curto, médio e longo prazo.

O tipo de planilha a ser usada depende do tipo de gasto financeiro ou planejamento desejado. Elaboradas no excel, as planilhas podem ser usadas para tudo como controle de estoque de uma loja, pagamento de funcionários, cálculo de horas extras, dentre outros. 

O importante é ter um campo correspondente para preenchimento os gastos mensais fixos e os valores de ganho do salário. Depois é só ir deduzindo da tabela até chegar a um saldo ao final, o que pode ser gasto de fato. O que sobrar diante de seus gastos financeiros é o valor disponível para gastos extras.

As planilhas podem ser feitas com cálculo automático para quem entende Excel ou apenas para preenchimento e soma com calculadora ao final.

Download de Planilhas para organização financeira

O mais importante depois de fazer o download grátis de planilhas para organização financeira é fazer uso do material. É necessário fazer da rotina o seu preenchimento, seja no fim do dia, a cada dois dias ou com qual periodicidade desejar. O importante é mesmo com gastos pequenos manter as contas atualizadas para evitar o descontrole. 

Para baixar você pode acessar:

  • O site da Bovespa e fazer o download clicando aqui;
  • Optar pela versão do Inst. Brasileiro de Defesa do Consumidor clicando aqui;
  • A revista Exame também publicou um diário de despesas para ajudar na organização do orçamento familia