6 Coisas para analisar antes de comprar a casa própria

Comprar uma casa própria é um investimento para ser planejado com a cautela. É essencial pensar em todos os detalhes para realizar a melhor compra. Seja para morar ou revender o imóvel é preciso ter atenção aos detalhes. Reunimos 6 coisas que você não pode deixar de analisar ao comprar uma casa. Saiba mais!

Dicas de coisas para analisar antes de comprar a casa própria

Você está comprando a casa pela primeira vez eu não sabe por onde começar? A maior parte das pessoas foca no preço e na capacidade de pagar as parcelas ou o valor integral. Realmente o valor do imóvel é um quesito importante mas não é tudo. É preciso avaliar bem a compra. Por isso reunimos seis dicas importantes.

1 – Analise a localização

Normalmente o valor do imóvel está diretamente ligado ao valor do metro quadrado do bairro. Quanto mais nobre for o bairro maior será o valor da casa. Se o preço é baixo demais é necessário analisar com cautela localização.

Analise a distância de pontos importantes para um dia de agradável. Você deve estar próximo a padaria de supermercado, com uma boa rota para hospitais e a escola das crianças se tiver filhos. O valor baixo do imóvel de acordo com a sua localização pode ser compensado no combustível para o trajeto todos os dias para o trabalho e escola.

2 – Verifique a prestação de serviços básicos

Você não precisa apenas de um teto para morar mas os serviços básicos públicos. Analise o fornecimento de água e luz da região, coleta de lixo e serviço de esgoto. Preste atenção ainda se todos os serviços são regulares ou os vizinhos reclamam de problemas.

O ideal visitar o bairro sozinho, sem o corretor de imóveis.

3 – Verifique o estado da estrutura da residência

Uma casa pode estar sendo vendida por R$ 200 mil e ser abaixo do mercado da vizinhança. Mas você pudesse aceitar a investir mais de R$ 100 mil em reforma para tornar o ambiente habitável e consertar todos os problemas estruturais. Este é um detalhe com certeza importante.

Analise a situação das paredes e seu revestimento com cautela. Sistema hidráulico e elétrico devem ser avaliados tanto no seu funcionamento como estrutura.

4 – Observe a segurança na região

Mesmo estando próximo de um quartel delegacia de polícia, isso isso não significa que o bairro é seguro. Pesquise matérias de jornais recentes índices de criminalidade na região. Em especial de arrombamento se você não pretende investir um sistema de segurança eletrônica.

5 – Observe como funciona o financiamento

Se a compra não será vista todo cuidado é pouco ao assinar o contrato. Contratos de financiamento de imóveis envolvem uma série de pequenos detalhes como aumento de parcelas e intercaladas. Observe se são juros pré-fixados ou com o aumento gradativo ao longo dos anos, o que significa que você pode ter passado as maiores ao longo do período.

6 – Pense a longo prazo na possibilidade de aumento de família

Às vezes o valor é muito bom e convidativo para comprar um imóvel mas a casa só possui dois quartos. Já pensou se a família aumentar? Ou se você futuramente quem vestiu uma área de lazer no quintal? Como a compra e é de alto valor e com pagamento de longo prazo é importante pensar também em suas necessidades futuras e não apenas no hoje.