5 Dicas para estar preparado psicologicamente para uma prova

Uma prova escrita sempre exige atenção redobrada. Seja ela de vestibular, Enem, concurso público ou outro teste importante, é o grande momento de colocar todo o conhecimento em avaliação na busca da resposta correta. Isso com certeza assusta alguns candidatos, mas não é necessário tanto. Há boas dicas para evitar o nervosismo e se sair bem na avaliação.

Dicas para se preparar psicologicamente para uma prova

Uma prova é um momento muito importante e a gente sabe disso. Mas a tensão pré prova, suar frio e tremor nas mãos não vão ajudar no desenvolvimento das questões e podem causar problemas. Para quem não quer sofrer com temores durante a execução do certame temos cinco dicas para se preparar psicologicamente para uma prova. 

1 – Mantenha-se informado sobre o certame

Quando o aluno se sente bem informado e não é pego de surpresas no teste consegue se sair muito bem. O nervosismo muitas vezes é motivado por insegurança, medo de ser surpreendido por algum conteúdo não abordado.

Uma boa dica é ficar ligado em sites de notícias de concursos como o LJ Concursos ou ler mais sobre o certame passo a passo. Ajuda na segurança psicológica do candidato.

2 – Avalie suas possibilidades se não passar no teste

Pressão para ser aprovado sempre existe, por isso é interessante pensar em um plano B. Será que realmente sua vida vai acabar se não for aprovado? Não terá mais amigos ou parentes caso o resultado seja negativo? Pense um pouco a respeito. 

Uma dica é fazer um plano B. Se a aprovação não vier neste certame busque alternativas de como viverá até o próximo. Pode ser um trabalho extra para manter a renda ou um novo concurso com conteúdo programático semelhante. Tira um pouco da pressão. 

3 –  Treine o tempo de resolver questões

Um dos medos mais comuns é não conseguir terminar a prova. Para evitar o problema faça testes de tempo de duração. Para concursos públicos ou Enem faça o download de provas anteriores e responda dentro do tempo de duração do teste. Quanto mais vezes fizer isso mais preparado vai se sentir e menos vai temer não conseguir chegar ao final do teste com tudo resolvido. 

4 – Liste o conteúdo e marque quando finalizar um assunto

Quem nunca teve medo de ir para a prova sem ter estudado tudo, não é mesmo? Para evitar o problema tenha certeza ter cobrido todo o edital. Faça a impressão do conteúdo programático a ser cobrado e a medida que for finalizando um questionamento marque na folha. O sentimento de ter estudado tudo ajuda a acalmar o ânimo. 

5 – Busque atividades para relaxar a mente 

Focar nos estudos é importante, mas corpo e mente precisam relaxar. Para liberar adrenalina e tensão é importante buscar um horário vago para algo bem prazeroso e sem cobranças. Pode ser yoga, pilates, artesanato, uma corrida na praça do bairro ou algo do gênero. Qualquer pequena atividade diferente dos estudos vai ajudar a relaxar, em especial nas últimas semanas antes do certame.